Investigadores norte-americanos revelaram que o risco de falha cardíaca é maior nas pessoas que têm uma dieta elevada em produtos lácteos gordos, segundo resultados de um estudo de 13 anos.

O estudo, que incluiu 14.153 adultos afro-americanos e caucasianos com idades entre os 45 e os 64 anos, de quatro comunidades norte-americanas, investigou a relação entre incidentes de falha cardíaca, como hospitalizações ou morte, e a ingestão de sete categorias de alimentos: cereais, fruta/vegetais, peixe, nozes, produtos lácteos gordos, ovos e carne vermelha.


Após terem sido ajustadas diversas variáveis, como a ingestão energética, demografia, factores de estilo de vida, doença cardiovascular prevalente, diabetes e hipertensão, foi determinado que os participantes que tinham uma ingestão mais elevada de cereais apresentavam menos riscos de falha cardíaca do que aqueles que consumiam mais ovos e produtos lácteos gordos.


Durante o período do estudo, publicado na "The Journal of the American Dietetic Association", ocorreram 1.140 hospitalizações devido a falha cardíaca.


Seja Sócio

Para se tornar nosso associado, use o nosso Formulário Online.

Inscrição Online

Ficha de Inscrição

Ou faça o download da ficha de inscrição e envie-nos para um dos nossos contactos.

Ficha de Inscrição