Foi criado na passada semana o Organismo Notificado para certificação de dispositivos médicos que resulta de uma parceria entre a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Aveiro, a Universidade de Coimbra e a INOVA-RIA - Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro.

Esta valência é oficializada através da assinatura do Memorando de Entendimento entre Parceiros, que se realizou dia 22 quinta-feira de tarde, no UBIMedical | UBIExecutive, com a participação da ministra da Saúde, Marta Temido e ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O evento contou ainda com a intervenção, Mário Raposo (Reitor da UBI), Paulo Marques (Gestor Executivo da Inova-Ria), António Figueiredo (Vice-Reitor da Universidade de Coimbra), Paulo Ferreira (Reitor da Universidade de Aveiro) e a presidente da CCDR-Centro Isabel Damasceno.

O Organismo Notificado vai avaliar a conformidade dos produtos com a diretiva específica da União Europeia, neste caso com o Regulamento (UE) 2017/746, relativo aos dispositivos médicos, ambos de 5 de abril de 2017 e do Parlamento Europeu do Conselho.

O âmbito inicial da parceria incide nos dispositivos que incorporem, utilizem ou sejam controlados por software, sensores ou que incluam componentes eletrónicos (incluindo os dispositivos de comunicação), sejam eles ativos ou passivos, desde que não implantáveis e não incluam radiação ionizante. O memorando prevê que a parceria possa ser alargada a outros domínios científicos e ou áreas de intervenção, mediante acordo escrito entre os parceiros.

A APPPCDIs congratula-se com esta acto, pois trata-se de um organismo que não existia no espaço ibérico e que permitirá transformar o conhecimento e a inovação das universidades e empresas da região centro em produtos e valor acrescentado na área médica.

UBI logos

Seja Sócio

Para se tornar nosso associado, use o nosso Formulário Online.

Inscrição Online

Ficha de Inscrição

Ou faça o download da ficha de inscrição e envie-nos para um dos nossos contactos.

Ficha de Inscrição